Você é do RH? Então você é fundamental nesse momento

25 de março de 2020
O novo coronavírus chegou ao nosso país e uma enxurrada de informações vem sendo disseminadas com o intuito de orientar. O novo coronavírus chegou ao nosso país e uma enxurrada de informações vem sendo disseminadas com o intuito de orientar em relação a prevenção e medidas para reduzir a propagação. As empresas estão buscando soluções de manter o negócio e o bem estar de seus colaboradores.

Para toda crise tem um aprendizado. Certamente sairemos mais fortes e experientes. Muitas ações que antes eram projetos distantes, agora precisam se aproximar das decisões. Já há algum tempo se fala em RH Digital, RH 4.0, Home Office, ambientes virtuais, mas percebia-se uma certa resistência em adotar esses modelos. Modelos mentais tradicionais precisam mais do que nunca se abrirem para o novo.

A experiencia de viver nesses ambientes vai trazer uma nova era para as empresas e o RH será fundamental. Como?
- Desmistificando o medo dos recursos tecnológicos;
- Ensinado a usar os recursos tecnológicos;
- Criando ações e ferramentas de comunicação que aproxime;
- Estando perto, sem estar perto.
 
Isso gera uma oportunidade do RH ser diferencial.  Portanto vão algumas dicas que podem apoiar as atitudes e ações. Agora é sair da caixinha.

Reveja e reavalie seus processos
Tudo o que você planejou para 2020 precisa ser replanejado. O cenário agora é com olha para o dia depois de amanhã. Teremos que ter uma visão externa. Sai de dentro do processo. Olhe de fora. Tenha uma visão de “Drone”.

A tendência é que cada vez menos as pessoas se deslocar para postos de trabalho e, assim o olhar precisa estar voltado para transformar os processos. Recrutar a distância...Treinar a distância...Comunicar a distância, e manter pessoas engajadas e felizes será comum. Pense em processos para atender a essas demandas que virão.
 
RH na transformação digital
O mundo é mobile e o RH Digital. Existem ferramentas, softwares e metodologias eficazes de gerenciamento de pessoas a distância e de fomento do autogerenciamento da carreira.
 
Repense a forma de remunerar e beneficiar
Com modelos de trabalho remotos as necessidades passam a ser outras. O que vai atrair? O que vai reter? O que meu time agora precisa? O que será diferencial?

Cargos e salários serão ganhos que virão por consequência de atitude diferenciadas. O profissional que compreender e se adequar a esse novo modelo, que já vem sendo falado, mas não estava sendo implementado serão referenciados e desejados pelas empresas.

O desafio do RH e dos gestores passa a ser controle, gestão, disseminação do conhecimento, voltados para garantir a produtividade e alcance dos resultados estratégicos.
 
Educação Corporativa
Empresa que aprende com a própria empresa. Já parou para pensar na quantidade de conhecimento que circula na sua empresa? Imagine se isso se torna um conhecimento comum. Os ganhos de performance serão elevados.

Fomente a busca pelo conhecimento. Dissemine a pratica de compartilhamento do conhecimento. A infinidade de acesso a conteúdo gratuitos nesse momento é gigante. Direcione seu time para essa busca e compartilhamento.
 
Comunique-se
Use os recursos tecnológicos para identificar como as pessoas da sua empresa estão passando por esse momento. Compartilhe boas práticas.

Não pare a comunicação! Use áudio, vídeo, textos, é hora de se conectar de forma remota. Criatividade e Inovação serão competência essenciais no RH do Futuro.

Agora vá! Seja o RH Digital!
 
_____
Simone Germano
Consultora Especialista em Gestão de Pessoas
EXITUM CONSULTORIA