Recrutamento Digital: dicas para atrair os melhores talentos

21 de julho de 2020
Com as inovações da tecnologia, surgiram novas formas de contratação. Confira 3 dicas de recrutamento digital para atrair os melhores talentos! Buscar por profissionais qualificados sempre foi um grande desafio para as empresas. Selecionar o funcionário ideal é encontrar aquele perfil que se encaixe com o perfil da empresa, que tenha fit com os outros colaboradores e que realmente vai atender às expectativas que determinada vaga procura.

Com a transformação digital e o surgimento de novas ferramentas, como as redes sociais por exemplo, os processos de recrutamento foram facilitados. Isso porque, mais uma vez, a tecnologia está ao lado dos setores de RH. Seja para automatizar processos ou otimizar rotinas, no recrutamento e seleção, o mesmo acontece. E assim surgiu o recrutamento digital.

O que é o recrutamento digital

O recrutamento digital está cada vez mais presente, melhorando a forma de identificar e selecionar os melhores candidatos. Esse tipo de recrutamento consiste na realização do processo de recrutamento e seleção à distância, feito através de plataformas digitais, como as redes sociais por exemplo. Os profissionais de RH buscam por perfis de candidatos que se encaixam em redes como o Linkedin e outras plataformas digitais e fazem a primeira triagem de candidatos por ali.

A realização de processos seletivos dessa forma oferece mais flexibilidade aos candidatos e à empresa, já que não vai existir a preocupação, por exemplo, com deslocamentos e horários rígidos. No momento em que vivemos agora, esse tipo de recrutamento é o que apresenta mais segurança, tanto para candidatos como para os colaboradores da empresa envolvidos no processo da nova contratação.

A viabilização do recrutamento digital também acontece através de softwares de RH integrados que fazem a análise do perfil do candidato e muitas vezes realizam até testes pelo meio digital.

Investir nesse tipo de processo vai muito além de implementar tecnologia. Os softwares realmente são capazes de revolucionar o sistema de contratação e podem eliminar custos desnecessários dos métodos antigos.

3 estratégias para atrair os melhores talentos

Como você pode perceber, trabalhar com currículos impressos e anexos em e-mail é uma prática que ficou no passado. Por isso, separamos 3 dicas para a sua empresa atrair os melhores talentos através do recrutamento digital. Acompanhe:

Mapeamento Comportamental
Já existem ferramentas digitais que possibilitam que o RH monte um mapeamento comportamental do candidato. Com isso, fica mais fácil do gestor de RH comparar as tendências comportamentais de cada um dos perfis e se elas estão alinhadas às expectativas da empresa.

Um exemplo de ferramenta é a Mindmatch, a ferramenta de recrutamento e seleção da Senior by Mindsight. Com a solução de Recrutamento e Seleção da Senior by Mindsight a sua empresa ganha agilidade e assertividade. Através de um composto de testes psicométricos e inteligência artificial, o MindMatch indica quem são as pessoas com maior probabilidade de sucesso para a posição. A ferramenta leva em consideração apenas o potencial inato das pessoas, ignorando idade, gênero, raça, entre outras fontes de vieses. Mensura características como personalidade, habilidade de raciocínio, social, motivacional e fit cultural.

- Uso de redes sociais
Por meio de ferramentas como grupos de vagas no Facebook e principalmente o Linkedin, que é uma rede social corporativa, é possível divulgar as vagas que estão sendo oferecidas pela sua empresa para públicos segmentados.

Com as redes sociais também há a possibilidade de conhecer o perfil dos candidatos para uma pré-seleção, confirmar informações e tirar dúvidas. As redes sociais hoje já se apresentam como um “cartão de visita” das pessoas. Analisá-las também é uma maneira de aumentar as chances de acertar na escolha e selecionar os profissionais que mais fazem sentido para a empresa.

- Software de Gestão de RH
Um software de gestão de pessoas é atualmente a ferramenta mais completa disponível no mercado para transformar os seus processos de RH, incluindo o Recrutamento e Seleção de Pessoas.

Aumente a produtividade do seu Recrutamento e seleção, automatizando o seu processo de ponta a ponta. Avalie de forma escalável a compatibilidade entre pessoas e ambiente. Preveja o potencial de performance e a aderência dos candidatos à sua cultura organizacional, com algoritmos de machine learning e metodologias comprovadas de testes psicométricos.

Conheça todos os detalhes do módulo de Recrutamento e Seleção do HCM da Senior. Entre em contato: marketing@senior-es.com.br | 27 2122-6300

Fonte: Blog Senior Sistemas