Pesquisa de clima e a satisfação da equipe na retomada

14 de julho de 2020
Saber como os seus colaboradores estão se sentindo nesse momento de retomada é muito importante. Saiba como a pesquisa de clima pode ajudar! A pandemia fez com que os negócios precisassem adaptar suas rotinas. O novo normal exigiu que as empresas efetuassem uma série de mudanças para que segurança, bem-estar e produtividade estivessem alinhados no ambiente de trabalho e garantissem qualidade de vida aos colaboradores.

Enquanto alguns negócios permanecerão em home office por tempo indeterminado, há também aquelas empresas que estão retomando a rotina presencial, seja através de rodízio ou de equipes reduzidas, onde uma parte trabalha à distância e a outra presencial.

Seja home office, redução de jornada, rodízio ou presencial, os novos cenários trouxeram novos desafios não só para gestores e para as empresas mas também para os próprios colaboradores, que tiveram que adaptar às suas rotinas a novas maneiras de trabalhar.

Com tantas mudanças, surgem novas preocupações. As metas e resultados continuam sendo o grande foco dos trabalhos em equipe mas é preciso que os profissionais de gestão de pessoas estejam especialmente atentos com as pessoas nesse momento. Promover uma experiência de trabalho produtiva e positiva para as equipes é essencial para manter a produtividade e a motivação das equipes.

Sabemos que profissionais insatisfeitos com os seus ambientes de trabalho tendem a ter a produtividade e a qualidade das entregas comprometidas, por isso, é muito importante que a área de recursos humanos desenvolva ações que identifiquem a satisfação dos colaboradores.

Os desafios da retomada para o RH

Se antes a área de recursos humanos já precisava se preocupar com o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, agora essa preocupação se multiplicou e aumentou em níveis muito significativos.

Garantir que a rotina e a vida no trabalho seja saudável para os colaboradores sempre foi fundamental. Mas esse momento pede um planejamento estratégico muito mais apurado, pronto para atender todas as imprevisibilidades do novo normal.

É muito importante que o RH se posicione sobre o assunto fazendo campanhas de comunicação interna sobre os cuidados com a saúde e higiene, distribua álcool gel e máscaras para os seus colaboradores e adote práticas rigorosas de higiene e distanciamento social no ambiente de trabalho. Mas só isso não é suficiente.

As pesquisas de clima são fundamentais para captar informações relevantes sobre a satisfação dos colaboradores em relação às práticas de gestão adotadas, como por exemplo: home office, rodízio e outras soluções adotadas pela empresa.

Além disso, através do resultado da pesquisa também devem ser levantados os pontos de maior impacto para os colaboradores, ou seja, identificar qual o sentimento da equipe com as práticas e medidas escolhidas pela empresa.
É hora de ouvir as pessoas

As pesquisas de clima geralmente são aplicadas periodicamente para avaliar de tempos em tempos a percepção de diversos aspectos da empresa. O objetivo da pesquisa de clima é medir como um termômetro um assunto em determinado momento. As questões de múltipla escolha geralmente avaliam as empresas como um todo e a visão dos colaboradores em relação às suas áreas de trabalho também.

Podemos dizer que aplicar a pesquisa é como tirar uma foto daquele momento da empresa. Os resultados ajudam a visualizar o caminho, o que precisa ser corrigido na rota caso necessário e ver o que necessita ser melhorado.

No caso da realização da pesquisa nesse momento de retomada é interessante fazer perguntas que evidenciem a segurança, o bem-estar e o sentimento dos colaboradores em relação à nova rotina na empresa. Se estão confortáveis com o dia a dia de trabalho, em caso de home office, se existe alguma dificuldade no trabalho remoto e aos que estão trabalhando presencial, o que sugerem para que o ambiente se torne ainda mais seguro e confortável e se têm alguma sugestão, crítica ou elogio para fazer.

Esse é o momento de cuidar dos seus colaboradores e ouvi-los vai fortalecer o relacionamento da sua empresa com as equipes. A cultura organizacional também se faz muito importante. É essencial que os líderes sejam exemplos e transmitam segurança para os seus times. Os líderes devem reforçar a importância do uso da máscara e passar orientações, sempre que necessário. A liderança é o agente transformador nas organizações e precisa demonstrar confiança e respeito às suas pessoas.

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Uma empresa que possui uma Gestão de Clima Organizacional, consegue identificar e compreender os aspectos positivos e negativos que impactam na motivação de seus colaboradores, podendo implementar planos de ação para melhoria do clima e da produtividade da empresa. A plataforma Moods da Senior, acompanha o clima organizacional da empresa em ciclos curtos, estimulando o engajamento do colaborador.

Com o Moods, o gestor pode direcionar ações com rapidez, personalizar as aplicações de questionários, incentivando seus colaboradores a fornecerem percepções frequentes sobre o clima da sua organização, permitindo um monitoramento em tempo real, aumentando o desempenho da equipe e atraindo talentos.

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Fonte: Blog Senior Sistemas