Gestão a distância: 4 dicas para manter a produtividade da equipe em home office

23 de março de 2020
Com o crescimento exponencial de casos registrados de Coronavírus no Brasil, o home office tem sido uma alternativa adotada por muitas empresas. Com a alta capacidade de propagação do novo coronavírus, muitas empresas estão adotando o trabalho de casa como uma alternativa para as próximas semanas. Algumas organizações já tinham o home office como um modelo de trabalho no dia a dia mas para muitas equipes o escritório em casa é uma novidade.

Porém, apesar do crescimento do home office, não é todo mundo que consegue. As distrações para quem trabalha em casa podem ser muitas e além disso, o ambiente precisa ser adequado para permitir boa produtividade. Pensando nisso, neste post trouxemos quatro dicas para garantir entregas de qualidade durante esse período de gestão de equipes a distância.

1. Escolha um ambiente que contribua com o seu desempenho

Em um mundo ideal, seria importante ter um cômodo da casa reservado apenas ao trabalho, para que seja possível se concentrar ao máximo nas tarefas corporativas e não ser incomodado ou se preocupar com aspectos domésticos. Sabemos que nem todo mundo conta com um cômodo para trabalhar em casa.

Nossa dica é que escolha um local estratégico, com a menor quantidade de distrações possível. A iluminação também é importante! Indiretamente, a luz também pode prejudicar a sua produtividade. Prefira ambientes bem arejados, com o máximo de luz natural.

2. Mantenha o networking mesmo à distância

Mesmo remoto, é importante manter conversas diárias com a sua equipe para ficar por dentro do andamento das demandas, trocar ideias e até ter novos insights para aquilo que você está fazendo. O trabalho é remoto mas o compartilhamento de informações e do dia a dia deve ser mantido. Aproveite para explorar os aplicativos de relacionamento neste momento!

A Rede Social Corporativa, por exemplo, pode ser uma forte aliada da comunicação da sua equipe. A Senior conta com a SocialBase, uma rede social corporativa que conecta pessoas para tornar o trabalho mais simples e produtivo. Aumente o alcance das informações, promova o alinhamento estratégico e cultural e proporcione um ambiente mais integrado e colaborativo, favorecendo o engajamento, a inovação e a troca de conhecimentos entre pessoas.

3. Coloque metas diárias para si mesmo

O maior vilão de quem trabalha de casa são as distrações que o ambiente doméstico pode trazer. Assim, uma tática para manter a produtividade de trabalho do home office é colocar metas diárias do que você deve concluir das suas demandas. Organizar a sua agenda diariamente é essencial para não se perder com os seus prazos e garantir que todas as entregas sejam feitas.

4. Estipule um horário de expediente

É muito importante manter o horário de trabalho normal para não começar a misturar rotina doméstica com os compromissos profissionais.

Além das redes sociais corporativas, alguns aplicativos também podem ajudar para que você trabalhe com o máximo de proficiência e desempenho. O aplicativo de ponto eletrônico, por exemplo, é uma solução para manter o controle da rotina de trabalho dos colaboradores e ajuda a acompanhar o andamento da sua equipe.

O aplicativo de registro de ponto surge exatamente como a facilitação da gestão de equipes externas. Assim, a distância para o controle da equipe está a um clique – literalmente. Isso facilita a comunicação e o acompanhamento das tarefas demandas, por exemplo.

A Senior conta com o app de Marcação de Ponto dentro da Solução de HCM. A ferramenta permite ao colaborador a marcação de ponto em qualquer lugar, independentemente de estar na empresa ou não, durante a sua rotina de trabalho.

Promova a autogestão da sua equipe com as soluções de RH da Senior.

Com as soluções de HCM da Senior, você adiciona agilidade ao seu RH e promova a autogestão. Mantenha os gestores atualizados sobre os principais indicadores da sua equipe, simplifique o planejamento de férias da organização de maneira descentralizada e colaborativa. Promova a autogestão disponibilizando informação relevante para os colaboradores, contribuindo para uma gestão de equipes mais moderna e eficiente. Quer saber mais? Clique aqui e visite nossa página sobre a solução de Gestão de Pessoas.


Fonte: Blog Senior Sistemas