ERP para pequenas empresas: por que minha empresa deve ter?

01 de julho de 2020
Sim, todas as empresas podem e devem contar com um sistema de ERP, inclusive as pequenas. Muitos empresários e donos de pequenos negócios ainda acreditam que sistemas de gestão são feitos apenas para grandes empresas. Ou até que pequenos negócios não precisam desse tipo de tecnologia. Já foi o tempo em que ser uma pequena empresa significava estar em desvantagem quando o assunto é tecnologia. Todo negócio nasce com o propósito de gerar resultados, evoluir. Não é porque a sua empresa é pequena que ela não pode almejar melhores resultados, evoluir e otimizar processos através da tecnologia.

Implementar sistemas e adquirir equipamentos custava caro. Mas isso é passado. Vivemos em um momento em que a tecnologia está extremamente acessível para todos os segmentos e sendo mais explorada do que nunca, tornando-a praticamente indispensável no nosso dia a dia, seja na rotina pessoal ou na rotina profissional.

São novas formas de compartilhar informação no meio corporativo, novas maneiras de trabalhar e para que os negócios mantenham um potencial competitivo no mercado, é preciso acompanhar toda e qualquer inovação que possa expandir os resultados das empresas.

A evolução das ferramentas disponíveis e a transformação digital, com seus diversos mecanismos, colocam as pequenas e médias empresas em condições de ampliar seus níveis de produtividade, conquistar mais clientes e expandir seu market share.

Como as pequenas empresas podem usar a tecnologia para se destacarem no mercado
Segundo o SEBRAE, os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI). No Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE).

Melhorar a receita e aumentar a produtividade são duas das grandes prioridades dos pequenos negócios. E para que essa conta feche, a tecnologia é a resposta! Tudo isso só foi possível com o uso de tecnologia em escala e em todas as pontas da cadeia. A busca constante por velocidade na decisão, informação inteligente e resultados positivos ficaram muito mais democráticos com o uso de tecnologia.

O ERP nas pequenas empresas
O ERP, ou software de gestão empresarial, tem como objetivo principal organizar e planejar os processos da empresa. Isto tudo através de funções específicas que se interligam e fornecem ao empreendedor informações e dados que facilitam a gestão do seu negócio.

Geralmente, os ERPs contam com as seguintes funções: Gestão de Suprimentos (Estoques, Compras e Recebimento), Gestão Comercial (Vendas e Faturamento), Gestão Financeira (Contas a Pagar e Receber, Tesouraria), Controladoria e Gestão da Produção. Com o software de ERP, todos os dados desses vários setores empresariais são integrados em uma única plataforma.

Com essas informações, além de ter um controle maior de todas as áreas, o gestor tem em mãos insumos para tomar as decisões corretas, de forma tranquila e seguras, seguindo as diretrizes da empresa que vão garantir o crescimento e resultado esperado.


Fonte: Blog Senior Sistemas