ERP para indústria: tudo o que você precisa saber

01 de setembro de 2020
Um ERP para indústria é essencial para automatizar processos e fazer o negócio crescer. A transformação digital não é mais uma opção para nenhum segmento. É uma necessidade de todo negócio que quer manter-se saudável e competitivo. No caso das indústrias, com a concorrência cada vez mais acirrada e um consumidor exigente e ansioso, é preciso oferecer agilidade e bom preço para sobreviver. 

Num primeiro momento, o cenário pode parecer alarmante, mas, apesar de haver muitos pontos de alerta, a solução é bastante simples e efetiva: um ERP pode ajudar muito sua empresa a melhorar sua posição no mercado e em frente ao cliente, seja ele também indústria ou consumidor final.

O que um ERP faz?
ERP (Enterprise Resource Planning) é a sigla adotada para dar nome a uma solução que reúne em um só lugar um conjunto considerável e customizável de ferramentas para automatizar processos de ponta a ponta. Ou seja, o ERP basicamente torna toda a rotina administrativa muito mais planejada e eficiente, além de funcionar como um portal que guarda todas as informações mais cruciais da empresa. Da expedição ao marketing, todos os departamentos se beneficiam dos dados e processos proporcionados pelo ERP.

Qual o papel do ERP industrial?
No geral, as indústrias são divididas em 4 grupos:
• Indústrias de base
• Indústrias de bens intermediários
• Indústrias de bens de consumo
• Indústrias de ponta

Em qualquer uma delas, um ERP otimiza sua performance atuando a partir de três bases:

       • Ampliando a automação
Com a adoção de um ERP, os processos que ainda se conservam manuais passam, obrigatoriamente, a ser automatizados. Isso significa uma redução considerável de erros, economia de custos e aumento da produtividade, já que o tempo que um colaborador perdia em funções operacionais agora pode ser despendido em questões muito mais estratégicas e interessantes para o crescimento do negócio.

       • Integrando os times
Antes da automação, para que um time tivesse acesso a informações de outro, precisava, no mínimo, enviar um e-mail, aguardar o prazo para ser lido e, então, mais tempo para levantar os dados solicitados. Com a adoção de um ERP, bastam alguns cliques para acessar todas as informações de todos os outros departamentos que podem influenciar na hora de tomar decisões. Isso torna os posicionamentos muito mais ágeis e assertivos.

       • Ofertando dados confiáveis
Com um ERP na empresa, um dado não é apenas um número inserido por um colaborador. Ele é apurado e checado milhares de vezes através dos mais diversos cruzamentos, resultando em uma redução a praticamente zero de erros. Isso significa uma administração muito mais lúcida e inteligente, já que todos os dados fornecidos são baseados na realidade vivida diariamente pela empresa.
O ERP industrial é focado nas seguintes áreas:
• Administrativa
• Financeira
• Contabilidade (incluindo aqui o departamento fiscal)
• Manufatura
• Qualidade

Enumeramos abaixo apenas algumas das vantagens de contar com um sistema ERP na sua indústria:
• Redução considerável na ocorrência de erros operacionais
• Aumento exponencial no nível de integração entre todos os setores
• Automatização de todas as rotinas
• Desaparecimento de gargalos internos
• Fluxo de dados rápido e eficiente
• Economia de custos
• Gestão de compras (matérias-primas, contas a receber, contas a pagar, etc.) e estoques
• Planejamento de produção (ordens de produção, etc.)
• Automatização do processo de compras (emissão de notas fiscais, pedidos de compra, pedidos de venda, ordens de serviço, etc.)
• Informações exatas fornecidas a qualquer tempo
• Controle financeiro
• Uniformização de rotinas
• Fornecimento de dados para uma tomada de decisão assertiva
• Previsão de problemas
• Comunicação mais fluida entre os setores
• Aumento da produtividade

E esses são alguns dos aspectos que melhoram significativamente a gestão empresarial de uma indústria após a contratação de um ERP. Mas cada caso é um caso, e muitas vezes os ganhos são ainda maiores para muitos negócios.

Como preparar minha empresa para um ERP?
Apesar de ser essencial contar com um ERP no dia a dia da sua indústria, é importante saber que o processo de instalação pode ser muito mais lento e trabalhoso se você não preparar o terreno para a chegada da ferramenta. Para implementar a solução no seu negócio, fique atento a alguns pontos:

       • Treine os profissionais
Todos os colaboradores precisarão passar por um treinamento, mas, primordialmente, a equipe de TI deve ser a porta de entrada da solução na sua empresa. Por isso, é importante que todos sejam treinados tanto para o processo de implementação quanto para a soluções de problemas, que certamente ocorrerão no dia a dia. Assim, a correção de eventuais falhas torna-se ágil e menos traumática para toda a corporação.

       • Faça uma migração por etapas
Inicie o processo lentamente, começando por áreas mais periféricas da empresa. Assim, é possível ir avaliando a instalação e adaptação e já ir corrigindo eventuais questões, para que, quando chegar ao core do seu negócio, tudo aconteça da forma mais fluida e rápida possível.

       • Seja flexível
Mesmo com tudo planejado, alguns imprevistos podem acontecer, e é importante que tanto o seu negócio quanto a sua equipe estejam preparados para isso. Portanto, na hora de estabelecer metas, realizar projeções e contar com ganhos, considere atrasos e mudanças de planos, que são comuns no processo de adaptação de um sistema de grande porte.

Como escolher o melhor ERP?
Atualmente, o mercado já oferece uma vasta gama de soluções para atender o mercado das indústrias. Porém, é importante avaliar alguns pontos que, mais adiante, podem poupar muita dor de cabeça a todos os envolvidos.

       • Conheça as políticas de suporte ao usuário
Após a instalação da solução, constantemente a empresa deverá contar com a ajuda dos profissionais da criadora da solução. É importante que seja uma equipe dedicada, ágil e que ofereça suporte para todos os seus clientes, sempre ciente da importância e urgência da resolução de cada chamado aberto.

       • Informe-se a respeito das políticas de atualizações
É natural que, com o passar do tempo, rapidamente a ferramenta precise de novas atualizações. Alguns processos podem se tornar inúteis, suas necessidades podem mudar, o mercado pode fazer novas exigências. E é claro que seu ERP precisa seguir lado a lado com a sua empresa nessas evoluções para mantê-lo na sua melhor forma. Por isso, é importante saber como funcionam essas atualizações e quanto isso vai impactar seu negócio nos mais diversos aspectos.

       • Normas de segurança e privacidade
Seu ERP vai guardar e movimentar uma série de dados sigilosos e de valor imensurável para a sua empresa. Portanto, primeiramente, é importante analisar se a política de segurança e privacidade está de acordo com as regras de compliance da sua organização. Além disso, é fundamental que toda a manutenção e guarda de dados esteja dentro das normas de LGPD, para que todos, de colaboradores a clientes, sintam-se seguros ao utilizar a ferramenta.

Para que a transformação digital seja realmente efetiva na sua indústria, é essencial contar com um ERP. Uma solução inteligente que, mais do que automatizar processos, oferece respostas, aumenta a produtividade e coloca sua empresa em um novo patamar. Escolha o seu ERP agora mesmo.

Tendências do mercado industrial:

       • Global to local
Diante do atual cenário mundial, em que estamos precisando lidar com barreiras entre países, o tráfego de matérias-primas foi seriamente afetado. Por esse motivo, mais indústrias passaram a comprar internamente os insumos necessários para sua produção, cobrando do mercado uma maior maturidade da cadeia de suprimentos.

       • E-commerce
O distanciamento social impactou diretamente as indústrias, que utilizavam o serviços dos representantes para manterem-se próximos dos seus clientes. Uma solução que está sendo implementada por várias indústrias e já colhendo bons resultados é o e-commerce. O investimento vem se mostrando uma ótima alternativa: rápida, prática e mantendo a segurança de todos os envolvidos.

       • Marketing
A pandemia está sendo uma prova de fogo para muitas marcas que, ao serem fisicamente afastadas do seu público, dependem agora do seu brand awareness para serem lembradas pelos consumidores. Talvez seja o momento de investir com mais ênfase no marketing da sua empresa e buscar saídas criativas e interessantes para impactar seu público e manter-se entre as opções no momento das compras.


Fonte: Blog Senior Sistemas