Aplicabilidade da Metodologia Ágil na empresa – MD Sistemas

30 de outubro de 2020
Umas das vantagens do método ágil, está a ênfase em satisfação do cliente! A Metodologia Ágil é uma aliada importante para empresas de todos os segmentos. Aplicada de forma correta, pode garantir entregas de qualidade em conformidade às necessidades dos clientes.
Uma organização ágil é aquela que ouve e entende as necessidades do cliente e está aberta às mudanças, sempre entregando valor. Afinal, a Metodologia Ágil permite otimizar processos, identificar gargalos e/ou erros, entendê-los e corrigi-los rapidamente, além de permitir entregas de alta qualidade e incentivar o autogerenciamento dos colaboradores. Por estes motivos, tem conquistado espaço dentro de empresas dos mais diferentes segmentos.

Um dos objetivos estratégicos da MD Sistemas é a disseminação da Cultura Ágil em todas as áreas. Para isso, foi elaborado então um grupo em nossa rede social interna chamado “AGILIDADE”, onde foram criados encontros virtuais para discutirmos a essência da agilidade, bem como suas práticas (frameworks/métodos). Nestes encontros, foi possível compreender melhor o que as áreas estão adotando em relação aos princípios e valores da agilidade, assim como métodos utilizados.


Fábrica de Software

Um dos frameworks utilizados pela equipe é o SCRUM.

Na prática, a metodologia Scrum funciona com entregas por Sprint (intervalos curtos de tempo determinados e contínuos) com 4 principais eventos (Planning, Daily Scrum, Review e Retrospective).

A Fábrica de Software trabalha com Sprints quinzenais, desta forma, os seus eventos acontecem conforme abaixo:

Planning – A reunião de planejamento acontece a cada 15 dias, sempre no início de cada Sprint. Para cada Sprint, o Product Owner (PO) apresenta os itens do backlog do produto que são desejáveis (foco em entrega de valor) para a Sprint, e o time define quais itens serão possíveis de se entregar dentro do tempo da Sprint.

Daily Scrum – (Reuniões diárias). Neste rito são respondidas três perguntas básicas: O que foi feito no dia anterior? / Qual dificuldade foi encontrada? / O que será feito no dia?

Review – (Período: quinzenal). O foco da reunião de revisão é que o time apresente ao PO e demais envolvidos no projeto a entrega realizada naquela Sprint e os próximos passos a serem realizados.

Retrospective – (Período: quinzenal). A reunião de retrospectiva tem a intenção de alinhar os pontos de evolução e melhoria da equipe durante a Sprint encerrada. Para isso, foram estruturados 4 pilares: Pessoas, Relacionamento, Processos e Ferramentas. Para cada pilar são feitos feedbacks positivos e construtivos identificados na Sprint e criados os planos de ação necessários.


SCRUMBAN – (SCRUM + KANBAN)

O método SCRUMBAN combina as características normativas do SCRUM com a melhoria do fluxo dos processos do KANBAN. A equipe utiliza a ferramenta TAIGA e o foco é trabalhar a evolução da entrega em Sprints de 15 dias (usando SCRUM) e visão KANBAN, além das atividades de arquitetura/devops com uso do KANBAN.


TI

A equipe TI também utiliza a ferramenta TAIGA, neste caso, usando KANBAN para as demandas DEVOPS. Dessa forma, garante-se organização nas solicitações das tarefas e entregas no prazo.

Foi criado um “ritual” de monitoramento e inspeção – semanalmente é realizada uma análise do KANBAN e priorização das tarefas a serem entregues na semana.  

Esta ferramenta traz benefícios: elimina retrabalhos e agrega produtividade com qualidade.

É possível concluir que, diante das metodologias ágeis adotas pelas equipes, fica notória a aplicabilidade dos princípios e valores do método ágil:
Entre as vantagens, está a ênfase em satisfação do cliente, por poder visualizar entregas em intervalos mais curtos, sem perder a qualidade e eficiência, ou seja, entregas que geram valor para o cliente fazem diferença no projeto como um todo.

Isso se resume pela fala da Gerente de atendimento e Fábrica de Software, Hellen de Souza Campos, responsável pelas ações do objetivo estratégico da disseminação da Cultura Ágil, que sempre reforça a necessidade do “SER ÁGIL para depois FAZER ÁGIL, pois a essência da agilidade está em seus VALORES e PRINCÍPIOS”.

Vale ressaltar que, o grupo “AGILIDADE” corroborou com essas práticas, na medida em que foi possível compreender que as demais áreas da empresa também aplicam métodos ágeis, com destaque para o uso do Trello (Fluxo de Atividades – utilizado em diversas áreas) e OKR (Execução dos Objetivos Estratégicos – sendo usado como piloto a nível estratégico e em análise de aplicação posterior para as áreas).

Por fim, fiquei muito feliz e cada dia mais engajada com os projetos que a empresa nos proporciona, visto que, o grupo "AGILIDADE" me incentivou a buscar conhecimento e, junto com minha equipe implantar também a Cultura Ágil no setor Administrativo Comercial.

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Gabriela Morais Silva Busato, Bacharela em Administração pelo Centro Universitário – FAESA. Possui experiência de 6 anos na área comercial e na área de relacionamento com o cliente. Certificada em Customer Success pelo Sebrae e membro do grupo “AGILIDADE“. Atua como Assistente Comercial no Grupo MD Sistemas | Senior ES.