Agendamento de entregas: agregue tecnologia ao seu processo logístico

18 de agosto de 2020
Neste novo tipo de entrega, existe a possibilidade do consumidor escolher o melhor dia e horário para receber a sua mercadoria. Você já fez alguma compra pela internet e o produto demorou além do esperado para chegar? Ou pediu comida por algum aplicativo no celular e ela demorou tanto tempo para ser entregue que chegou fria?

Todo mundo tem uma experiência negativa com prazos de entrega ou produtos previamente contratados. Este é um ponto delicado e muito importante na operação de uma empresa com processos logísticos envolvido e falhas nesse processo podem refletir diretamente na imagem da marca e na percepção que os clientes têm dela.

Por isso, é fundamental ter o processo de entregas o mais alinhado possível para entregar produtos ou serviços sempre dentro do prazo. Com as facilidades trazidas pela era digital e o levando em conta o timing de imediatismo em que estamos vivendo, mais do que em qualquer outro momento, agora é a hora das empresas investirem em inovação e tecnologia, principalmente em softwares que deixem os processos logísticos mais rápidos e eficientes.

O mercado está se tornando cada vez mais competitivo e para acompanhar é essencial investir na otimização da qualidade dos serviços prestados. Uma forte tendência no universo logístico é a do agendamento de entregas através de sistemas de gestão, como uma consequência natural das novas formas de consumo disponíveis no mercado.
 
Neste novo tipo de entrega, existe a possibilidade do consumidor escolher o melhor dia e horário para receber a sua mercadoria de acordo com a sua rotina. A grande vantagem desse novo processo é a garantia de maior segurança ao cliente em relação ao recebimento do seu produto. As empresas têm a obrigação de cumprir o prazo adequadamente e já existem leis que regulamentam o funcionamento do serviço em vários locais do país.

Com o agendamento, fica muito mais fácil realizar um planejamento de todas as entregas e alinhar toda a demanda de acordo com as solicitações dos clientes. Isso garante um controle e monitoramento muito maior dos serviços de armazenagem, preparo dos pedidos e o transporte.

AS VANTAGENS DO AGENDAMENTO DE ENTREGAS

Possibilitar ao consumidor o serviço de agendamento de entrega é um diferencial do seu serviço. Mas além de garantir muito mais segurança para o seu cliente, o agendamento também pode trazer benefícios para todo o processo logístico da sua empresa. Confira:

Redução da taxa de devolução de mercadorias
Como é o cliente que escolhe qual é a melhor data e horário para receber seu produto, as chances de ausência na hora do recebimento se tornam bem menores. Assim, sua equipe de entregas poupa tempo, não precisa fazer um retorno a aquele ponto e aumenta a quantidade de pedidos entregues por período.

Considerando isso, o serviço de agendamento de entregas pode ajudar a evitar gastos maiores e sem necessidade para os empresários, que são inevitáveis quando os pedidos devem retornar ao ponto de origem.

Otimização do planejamento de entrega  
Fica muito mais simples planejar as rotas quando se tem os dias e horários estipulados com antecedência. Mesmo que a data esteja perto, a projeção dos trajetos no dia a dia será mais eficaz, prezando, como sempre, o melhor caminho e as menores distâncias.

Melhora o monitoramento sobre as entregas
Esse tipo de serviço melhora o controle sobre a saída de mercadorias do estabelecimento já que informam sobre o andamento de cada pedido. Como cada uma tem seu dia e horário especificados, é mais fácil organizar e monitorar. O próprio nome da atividade já remete à agenda, que é a maneira mais efetiva de ficar em dia com os compromissos. Quando um software especializado é adotado, o controle fica ainda melhor.

Mais agilidade nos serviços 
Com rotas otimizadas, a agilidade nas entregas aumenta. Com dias e horários certos, o serviço se torna mais eficiente. A rapidez na entrega de mercadorias diversas, seguindo uma agenda, favorece o cliente e a empresa nesse quesito. Além disso, dificilmente acontecerão atrasos, já que tudo começa a ser preparado momentos antes.

Induz a divisão das responsabilidades
A responsabilidade das entregas deve ser dividida entre a empresa e o cliente, devendo a ele a opção pelo melhor dia. Caso não tenha ninguém no endereço indicado no dia e horário que foi combinado, o cliente deverá reagendar a entrega.

O serviço de agendamento de entregas é uma maneira de fazer com que o cliente assuma um compromisso, ficando em casa na data marcada ou deixando uma pessoa responsável para receber a encomenda.

Aprimora o relacionamento com o consumidor
A relação com o consumidor também melhora muito, já que ele se torna uma pessoa importante na logística do negócio. Assim, há uma maior autonomia do consumidor, uma vez que ele não fica tão dependente da disponibilidade do estabelecimento para fazer sua entrega.


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Fonte: Blog Senior Sistemas