A pandemia, a gestão de tempo e produtividade logística

29 de julho de 2020
Conheça as transformações que a pandemia trouxe para o setor logístico. Todos os setores enfrentaram diversos desafios de adaptação enquanto o vírus da COVID-19 se espalhava pelo globo. Com a logística e transportes não foi diferente. Essa área foi diretamente impactada, entretanto teve que se recuperar rapidamente. Afinal, os transportes representam uma atividade essencial para a sociedade toda.

Se o mundo que conhecíamos nutria uma cultura imediatista, a pandemia deixou tudo ainda mais urgente, principalmente no setor logístico. Consumidores que ainda se mostravam um pouco tímidos em relação às compras online se viram em uma necessidade quase que forçada de realizar compras através da internet.

Enquanto ruas estavam vazias e pessoas transformavam cômodos da casa no seu novo ambiente de trabalho, a logística, como um setor de abastecimento dos bens essenciais e responsáveis pelo transporte dos suprimentos, intensificava seus  esforços para garantir a saúde e o bem-estar da população.

O impacto da pandemia no setor logístico

O gerenciamento do tempo foi algo tomado como prioridade para as empresas do setor. Se no dia a dia já existe uma grande preocupação com o cumprimento dos prazos para que a logística empresarial consiga fazer as entregas no tempo necessários e mantenha a cadeia de suprimentos dos seus clientes sempre abastecidas, controlar o fluxo diante de uma situação inédita como uma pandemia se tornou algo ainda mais importante.

Cada atividade precisou ser detalhadamente planejada para que tudo saísse da melhor forma possível, garantindo a segurança de quem estava envolvido com a operação e claro, assegurando que as mercadorias e as matérias primas chegassem no tempo estipulado nos seus destinos.

A correria inicial para adaptar toda a operação ao novo cenário pode ter causado um leve desconforto mas com certeza trouxe inovações e impulsionou a transformação digital no setor. Algumas práticas tomadas como medidas paliativas se desenham como tendências para o setor logístico pós-pandemia.

Tendências da logística após a pandemia

Com a retomada das atividades ao redor do mundo, algumas principais tendências que devem ganhar força começaram a ser identificadas, principalmente aquelas que asseguram a melhor gestão do tempo e a produtividade das tarefas desempenhadas pelo setor.

Descentralização de grandes centros produtores
A pandemia deixou evidente a fragilidade do setor criada pela dependência de poucos países ou fornecedores, como por exemplo, a China. Encontrar fornecedores alternativos em outros países exige um grande esforço. Assim, é provável que aconteça uma divisão nas cadeias de suprimentos para que se tornem mais segmentadas e cada vez mais ágeis.

Integração entre empresas e fornecedores
Empresas com uma maior visibilidade de sua cadeia logística de suprimentos conseguiram responder melhor à crise, pois o mapeamento ajudou a entender melhor onde elas tinham problema, sendo possível corrigir mais rapidamente. Para que isso seja possível, é essencial a ajuda dos fornecedores e claro, contar com um sistema de gestão logística. A presença da tecnologia contribui para um melhor monitoramento do estoque e dos produtos e isso com certeza fez toda a diferença no momento de crise.

E-commerces são o futuro
O aumento das vendas online durante a pandemia acelerou um processo que já vinha sendo desenhado, o consumo em ambientes digitais… Da noite para o dia, grandes redes de varejo fizeram adaptações em suas plataformas de marketplace para aumentar a grade de produtos oferecidos e contemplar novas parcerias feitas com micro, pequenas e médias empresas. Neste cenário, as empresas de logística precisarão rever seus processos e serviços de transporte, entrega e distribuição fracionada para atender às novas demandas dos clientes de varejo.

Tecnologia e inteligência artificial 
Muitos dos desafios enfrentados pelas empresas no início da pandemia poderiam ser facilmente vencidos se houvesse uma presença mais forte da tecnologia no segmento logístico. Com a adoção de inteligência artificial e tecnologias específicas, é possível prever riscos e oportunidades, bem como gerir com precisão controles, fluxos internos, estoques, rotas de entrega e transporte, entre outros.


A Senior Sistemas possui uma suíte completa para Otimização Logística, com um poderoso algoritmo roteirizador e a mais moderna torre de controle do mercado. Além disso, faz parte do portfólio da Senior empresas que têm a necessidade de monitorar suas importações e exportações com extremamente facilidade, além de simplificar e agilizar todo o processo de nacionalização sistema completo para gestão de seus processos de comércio exterior. 

Conheça todos os detalhes das soluções de WMS e TMS da Senior. Entre em contato: marketing@senior-es.com.br | 27 2122-6300


Fonte: Blog Senior Sistemas